Pokemon Emerald Legacy

Pokémon Emerald Legacy: Uma Versão Modernizada e Nostálgica de um Clássico

Pokemon Emerald Legacy

Fixa técnica:

Autor: TheSmithPlays
Plataforma: Gba
Rom Base: Pokémon Emerald
Versão: 1.0
Lançamento: 12 de Dezembro de 2024
Status: Jogo completo
Idioma: Inglês

Pokémon Emerald Legacy é o capítulo final da “Trilogia Legacy” e tem como base a desmontagem do clássico Pokémon Emerald, realizada pela equipe Pret. Seu foco é aprimorar um jogo adorado por muitos, levando em conta mais de 20 anos de revisões e aprendizados, mas sem perder o aspecto nostálgico da Geração 3. O objetivo do projeto é potencializar as qualidades de Pokémon Emerald e corrigir pontos que, hoje em dia, podem ser considerados falhos. Aspectos como baixa disponibilidade de Pokémon, escolhas de equipe limitadas, história mal explorada, rivais confusos e uma Elite Four que merecia mais atenção foram as principais motivações para a criação de Emerald Legacy.

Apesar dos problemas, Pokémon Emerald sempre teve uma boa reputação, graças à sua Pokédex memorável, habilidades marcantes, batalhas de Ginásio envolventes e, sobretudo, a Battle Frontier, grande destaque do pós-jogo. Em Emerald Legacy, tudo que tornou o título original extraordinário é mantido, mas seus pontos fracos foram cuidadosamente otimizados para que a experiência se torne única e atual.

Preservando a Essência Clássica

Para que a atmosfera da Geração 3 permaneça autêntica, certas características não foram adicionadas, como a Divisão Física/Especial de golpes, a tipagem Fada, novos movimentos e evoluções inexistentes na época. A proposta é trazer melhorias pontuais na narrativa envolvendo o rival, no enredo das equipes Magma e Aqua, na curva de nível, e no equilíbrio de diversos Pokémon utilizando apenas as ferramentas que existiam na geração. Não se trata de criar um jogo “Kaizo” ou algo completamente novo, mas de oferecer uma versão refinada e moderna de Pokémon Emerald.

Vídeo do jogo:




Mudanças Gerais

Qualidade de Vida (QoL)

São melhorias que provavelmente teriam sido incluídas caso houvesse mais tempo e recursos durante o desenvolvimento original. Algumas delas:

  • Pokédex Atualizada
  • Remoção de Movimentos HM (com ajustes para evitar bloqueios)
  • Salvamento Rápido
  • Cura Rápida (o primeiro uso mostra o texto completo)
  • Surf Rápido
  • Corrida em Ambientes Fechados
  • Viagem Rápida Opcional após Meteor Falls, depois de Flannery e ao aprender Surf
  • Atualização de Bicicleta no Pós-Jogo ao falar com Rydel
    • É possível alternar entre as bicicletas Mach e Acro pelo botão R
    • A Acro Bike pode pular saliências comuns
  • Uso Repetido de Itens de Cura sem precisar fechar o menu
  • Bolsa Expandida
  • Organização Interna de Itens
    • Itens excedentes vão direto para o PC se a bolsa estiver cheia
    • Itens-chave que não podem ser usados no campo não exibem “Usar” ou “Registrar”
  • Ritmo de Batalha Aprimorado: permite acelerar textos na batalha
  • Ajuste de Hora na tela do relógio apertando Start
  • Match Call Pokénav pode ser ignorado no tutorial
  • Rocha da Rota 111 e Árvores da Rota 116 não reaparecem após serem removidas
  • Texto mais rápido
  • IVs/EVs na Tela de Resumo (pressione A para alternar a exibição)
  • Cores de Natureza nas Estatísticas (vermelho para atributo elevado, azul para reduzido)
  • 5ª Estrela no Cartão de Treinador ao concluir a Pokédex Nacional
  • Chance Maior de Manter Natureza ao Usar Everstone em Ovos
  • Tutores de Movimento ficam infinitamente reutilizáveis no pós-jogo
  • Match Call aparece no Pokénav em vez de surgir como ligações constantes
  • Gênero do personagem na tela de introdução corresponde ao arquivo salvo
  • Tela de Erro para tipo de salvamento incorreto
  • Texto “voaram” substituído por “fugiram” em lendários que não possam voar
  • Pesca com menos tentativas de “...”

Batalha e Pokémon

  • Magma Armor reduz dano de Água e é exclusiva de Magcargo. Camerupt ganha Flame Body.
  • Flash (Iluminar) impede quedas de precisão e ignora evasão adversária.
  • Novos Pokémon de Hoenn no fim do Pokédex, visíveis apenas ao serem vistos/capturados.
  • Evoluções por Troca Removidas:
    • Alakazam, Gengar, Golem e Machamp evoluem por nível em vez de troca.
    • Evoluções via item (Slowking, Steelix, etc.) agora usam pedras específicas.
  • Bagas de Pinch curam 1/4 do HP (antes 1/8).
  • Tipos de Gelo recebem +50% Defesa em granizo, e Blizzard tem 100% de precisão nessas condições.
  • Tipos Rocha obtêm +50% Defesa Especial em tempestade de areia.
  • Tipo Sombrio passa a ser físico; Tipo Fantasma passa a ser especial.
  • Sprites de batalha/mundo superior aprimorados para alguns Pokémon (por exemplo, Houndoom e Regis).

IA Aprimorada

  • Bandeiras de IA modificadas para grandes treinadores.
  • Lógica de troca otimizada e correções em scripts (Will-O-Wisp, Baton Pass etc.).
  • Correções de tracking de habilidades e prevenção de spam de recuperação.

Ajustes Diversos

  • Repelentes custam 10
  • Tabela de itens achados com Pickup atualizada.
  • NPC de pesca em Pacifidlog dá vara de pescar e/ou Pokébolas caso o jogador não possua nenhuma.
  • Mais fragmentos para obter pedras de evolução suficientes.
  • Pedra do Sol adicionada em Meteor Falls.
  • Metal Coat disponível na loja de itens mantidos na Battle Frontier.
  • Mercado de pedras do Sol/Lua no Centro Espacial no pós-jogo.
  • Stern fornece o outro item do fundo do mar no pós-jogo.
  • Berries mais acessíveis:
    • Lojas específicas (Flower Shop, Berry Master, Battle Frontier etc.).
    • Árvore de Mirage Island fornece Enigma Berry.
    • Menos mensagens de alerta ao plantar/colher.
    • Sem limite de usos da árvore de Berries.
  • Berry Girl da Rota 120 dá uma Berry aleatória por dia.
  • Pokéblocks facilitados graças a ajustes de suavidade nas Berries.

Novos e Alterados Treinadores/Eventos

  • Novo Sistema de Revanches contra Líderes de Ginásio.
  • Eventos revisados para enriquecer a história e aprimorar a jornada.

Balanceamento de Pokémon

O ponto central dos jogos da série Legacy é dar utilidade e papel definidos a todos os Pokémon, ajustando-os para equilibrar suas características dentro do possível, sem trocar seus tipos originais. O objetivo não é tornar todos igualmente poderosos, mas sim aumentar a variedade estratégica e, consequentemente, a diversão do jogador.


Batalhas Contra Chefes e Enredo

A história de Pokémon Emerald já apresentava ideias inovadoras, como o enredo inesperado do rival e as equipes Magma e Aqua. Em Emerald Legacy, esses pontos foram lapidados:

  • Diálogos adicionais e eventos que reforçam os conflitos.
  • Novas lutas e reviravoltas que mantêm a narrativa interessante até para veteranos.

Não se trata de reescrever a história, mas de reforçar o que já existia, trazendo maior coesão e completude ao mundo de Hoenn.


Missões Secundárias e Pós-Jogo

O pós-jogo foi profundamente expandido para dar propósito a áreas pouco exploradas e tornar a Battle Frontier e demais conteúdos verdadeiramente relevantes. Há novas recompensas, desafios adicionais e melhorias de qualidade de vida que tornam a experiência pós-créditos mais acessível, mesmo em meio ao aumento geral de dificuldade.


Pokémon Emerald Legacy foi criado para quem deseja reviver a aventura em Hoenn com novidades sutis, mas significativas, mantendo o clima atemporal da Geração 3. Se você procura um equilíbrio perfeito entre o que amava em Pokémon Emerald e inovações pontuais, este é o jogo certo para você!

Pokemon Emerald Legacy

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Tio Fail

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